concreto-sustentavel-827x433
18 • MAIO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Blocos de concreto sustentáveis

Composto por água, cimento e outros agregados, o concreto é o material mais utilizado na construção civil, tanto em sua forma simples quanto associado a armaduras.

Em sua forma simples, apresenta boa resistência à compressão, mas baixa resistência à tração. Precisa, assim, do uso de outros materiais para atender às exigências estruturais das construções.

Nos últimos anos, o concreto vem sendo objeto de pesquisa de diversas instituições ao redor do mundo, visando não somente melhorar seu desempenho técnico, mas também garantir a execução de obras mais rápidas e reduzir os impactos da construção civil no meio ambiente.

Conheça o ConFlexPave, o concreto flexível, desenvolvido em Cingapura!

Concreto flexível tem mais resistência e durabilidade

Pesquisas realizadas pela Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, possibilitaram o desenvolvimento de um concreto flexível, com desempenho superior ao concreto convencional em diversos aspectos.

O ConFlexPave surgiu a partir de análises em escala microscópica da interação entre os componentes do concreto. O conhecimento do material nesse nível de detalhe permitiu aos pesquisados selecionar os componentes da mistura, desenvolvendo usos mais flexíveis.

Com a adição de polímeros à mistura do concreto, o concreto flexível é duas vezes mais resistente e durável que o convencional, mais pesado, quebradiço e menos resistente à tensão.

Concreto flexível e as inovações no canteiro de obras

O desenvolvimento do concreto flexível traz diversas inovações à indústria da construção civil, permitindo a criação de estruturas pré-fabricadas mais leves e com menor espessura, reduzindo o tempo de obra na construção de lajes e obras de infraestrutura.

Além de um melhor desempenho técnico no que se refere às questões de resistência e durabilidade, o concreto flexível desenvolvido em Cingapura é mais sustentável, exigindo menos procedimentos de manutenção ao longo de sua vida útil.

A utilização deste concreto contribui, ainda, para a segurança da obra, em casos de sobrecarga ou abalos sísmicos. A flexibilidade do material permite que ele estire e se recupere integralmente sem quebrar.

Tal propriedade é especialmente interessante para grandes obras de infraestrutura, como pontes e viadutos, permitindo o estiramento da estrutura sem risco de quebra.

Possibilidades de uso do concreto flexível

O ConFlexPave foi testado em nos laboratórios da Universidade Tecnológica de Nanyang na forma de placas pequenas. A ideia é que sejam desenvolvidos modelos maiores para testar o material nos próximos anos, aplicando-o também em projetos públicos de infraestrutura.

Por meio da colaboração com outras universidades para o desenvolvimento das pesquisas, pretende-se que o material seja usado como solução de ponta para enfrentar os desafios de Cingapura nos setores públicos e privado da construção.

O desenvolvimento da tecnologia e as pesquisas voltadas para os materiais de construção devem, nos próximos anos, contribuir para que o setor da construção civil se desenvolva de forma cada vez mais eficiente e sustentável, com iniciativas como o concreto flexível.

Você já conhecia o concreto flexível? O que achou deste novo material? Para acompanhar notícias sobre concreto e sustentabilidade na construção civil, fique de olho na fanpage da Tetracon no Facebook!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Piso-Drenante-Tetracon-1-827x433

Concreto Permeável: o que é? Quais são suas vantagens?

Mesmo que ainda incipiente no Brasil, a tecnologia do concreto permeável ou poroso, vem cada vez mais, sendo mais adotada por projetistas e construtores. Sua extrema aceitação no mercado surge por ser uma alternativa viável e econômica para aumentar a permeabilidade dos terrenos em áreas submetidas a cargas reduzidas.

VER MAIS
Tetracon-Custo-de-uma-obra-827x433

Estimativa de custo de uma obra

Fazer a estimativa do custo de uma obra não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Existem métodos eficientes que tem como objetivo oferecer uma estimativa aproximada dos valores associados com as operações e gestão da obra…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS