paver-siderurgia-827x433
15 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Blocos para pavimentação com escória de siderurgia

Os pavimentos intertravados de concreto têm origem nos revestimentos em pedra, muito utilizados em Roma e na Mesopotâmia. Composto por pedras de concreto assentados sobre uma camada de areia e travados entre si através do atrito entre as laterais das peças, o paver é capaz de suportar as cargas e pressões resultantes de diferentes tipos de tráfego, até mesmo de veículos pesados.

A indústria da construção civil é uma das principais responsáveis pelo consumo de recursos naturais no planeta, de forma que a preocupação com as questões de sustentabilidade, principalmente no que se refere à disposição de resíduos, vem crescendo em diversas partes do mundo.

Também o paver vem recebendo investimentos nesse sentido, com a utilização de resíduos produzidos na indústria siderúrgica para a fabricação dos bloquetes de concreto.

Impactos ambientais da siderurgia no Brasil

A indústria siderúrgica é uma das mais importantes atividades econômicas no Brasil. Suas atividades são, porém, responsáveis por uma significativa geração de resíduos e consumo de recursos naturais, afetando severamente o meio ambiente.

As preocupações com questões ambientais e a escassez de recursos naturais vêm incentivando a busca por soluções para a reutilização e incorporação desses resíduos no desenvolvimento de produtos para a construção civil.

Estima-se que, no ano de 2007, a produção siderúrgica brasileira gerou aproximadamente 3,2 milhões de toneladas de escória de aciaria, resultante da transformação do ferro gusa líquido e/ou sucata em aço.

Utilização de resíduos da indústria siderúrgica para a fabricação de bloquetes de concreto

A geração de resíduos é uma das maiores preocupações das atividades industriais com relação aos impactos que causam no meio ambiente.

Visando reutilizar e incorporar esses resíduos na fabricação de novos produtos, pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de substituir os agregados utilizados para a produção de blocos de concreto pela escória de aciaria, resultantes dos processos siderúrgicos.

Em países como os Estados Unidos, a Inglaterra, o Japão e o Canadá, essas escórias já vêm sendo utilizadas para projetos de infraestrutura de estradas, apresentando-se como uma alternativa viável para a substituição dos agregados utilizados para a produção de blocos de concreto para pavimentação.

Desempenho de blocos de concreto para pavimentação produzidos a partir da escória da siderurgia

A produção de blocos de concreto para pavimentação a partir da escória de aciaria, resíduo resultante dos processos da indústria siderúrgica, vem apresentando excelentes resultados no que se refere ao desempenho das peças.

De acordo com as pesquisas, a utilização de agregados de aciaria fisicamente idênticos aos agregados naturais contribui para o desempenho mecânico das peças, sendo ideais para a utilização em vias de tráfego pesado.

As peças produzidas com agregados de escória de aciaria apresentam resistência mecânica à compressão superior aos limites mínimos estabelecidos para as vias urbanas, e valores de compressão superiores aos obtidos com as peças produzidas a partir de agregados convencionais.

Os testes realizados substituíram a areia e a brita, agregados convencionais utilizados para a produção dos bloquetes, pela escória processada proveniente de quatro siderúrgicas na região Sudeste.

Os testes foram realizados com pavers de 35 e 50Mpa e apresentaram resultados positivos, apontando a solução como tecnicamente viável e mais econômica, além de contribuir para reduzir os impactos das indústrias siderúrgica e de construção no meio ambiente.

Você já conhecia a possibilidade de utilização de resíduos da indústria siderúrgica para a fabricação de blocos de concreto para pavimentação? Conte para a gente nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS