bloco-sextavado-827x433 (1)
25 • MAIO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos. Isso porque, principalmente devido à sua forma, é o mais resistente dos pavimentos intertravados de concreto.

O formato hexagonal contribui para o encaixe perfeito das peças, auxiliando na transferência das cargas. Além da alta resistência, o bloquete sextavado oferece ao projeto os diversos benefícios do pavimento intertravado de concreto, auxiliando no escoamento das águas pluviais e contribuindo para o conforto térmico na área.

Este bloquete apresenta instalação simples e oferece excelentes resultados estéticos para o projeto. É importante, porém, estar atento a alguns detalhes tanto para o cálculo da quantidade dos blocos quanto para a execução do pavimento. Confira algumas informações sobre o bloquete sextavado:

Planejando a quantidade de bloquetes

Os bloquetes sextavados apresentam diferentes categorias de resistência à compressão: 35Mpa, para áreas de tráfego pesado, e 50Mpa, para áreas de tráfego super-pesado. Estes blocos diferem, ainda, com relação à espessura: 6 e 8 cm.

A escolha do tipo de bloquete a ser utilizado depende não somente do tipo de uso que será dado à área pavimentado, mas também das características e do preparo das camadas de base.

O cálculo da quantidade de peças a serem utilizadas é realizado a partir da divisão da área do piso pela área de cada um dos bloquetes. Para calcular a área do hexágono, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

Área: 1,5 x dimensão da aresta x largura do hexágono

Sabendo a área do hexágono, basta dividir a área do pavimento pela área das peças, considerando perdas de até 10%.

Assentamento do bloquete sextavado

É interessante que o assentamento dos bloquetes sextavados seja iniciado a partir do canto mais exposto, de forma a esconder os eventuais recortes das peças. As peças recortadas devem ter uma área de, no mínimo, um terço da peça inteira.

Assim como para o assentamento de outros tipos de pavimento intertravado, em áreas inclinadas, deve-se começar de baixo para cima, evitando o escorregamento dos blocos. Após o assentamento, a areia deve ser espalhada de forma a penetrar nas juntas.

Aplicações do bloquete sexatavado

Como já colocado, o bloquete sextavado apresenta resistência superior aos demais tipos de pavimentos intertravados de concreto. São, assim, recomendados para a aplicação em áreas de tráfego médio e pesado.

Além disso, podem ser utilizados em calçadas, parques, praças e estacionamentos, bem como em áreas de lazer como jardins, playgrounds e áreas de acesso a piscinas e garagens.

A qualidade do acabamento é uma das vantagens deste bloquete, comumente comercializado também em metades, facilitando a execução do pavimento e contribuindo para a redução dos custos de obra. O bloquete sextavado permite a criação de composições criativas, sendo comercializado nas cores amarelo, vermelho e grafite.

Apesar de causar a impressão de permeabilidade reduzida com relação a outros tipos de bloquetes, o formato hexagonal apresenta permeabilidade de até 50%, permitindo o escoamento da água da chuva e evitando a formação de poças.

Você já conhecia o bloquete sextavado? O que achou deste material? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Tetracon-Concreto-Transparente-827x433 (1)

Conheça o concreto para paredes transparentes

Uma descoberta italiana está no centro das discussões da arquitetura moderna que trilha o caminho da sustentabilidade. Trata-se de um novo tipo de concreto feito com resina plástica e que apresenta pequenas aberturas permitindo a entrada da claridade.

VER MAIS
paver-16-faces-827x433

Como instalar o paver com 16 faces?

O pavimento intertravado de concreto vem crescendo no mercado como uma alternativa ao asfalto para a pavimentação de áreas externas como calçadas, praças, pátios de estacionamento e até mesmo ruas.

VER MAIS
Artefatos-de-Concreto-Tetracon-827x433

O que são artefatos de concreto?

Os termos “artefatos de cimento” e “artefatos de concreto” são muito comuns na indústria da construção civil e definem, de forma geral, peças de diferentes tamanhos, constituídas ou de argamassa (cimento, areia e água) ou de concreto (areia, pedra e água)…

VER MAIS
qualidade-do-concreto-827x433

Saiba o que considerar na compra de concreto para obras edilícias

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.

VER MAIS