paver-regeito-de-barragem-827x433
20 • JUNHO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

O que são e por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro

Com origens que remontam às cidades da Antiguidade, os pavimentos intertravados vêm se desenvolvendo paralelamente à indústria da construção civil, visando soluções que contribuam para a realização de obras mais rápidas, econômicas e ecologicamente corretas.

Simultaneamente ao desenvolvimento tecnológico do paver, cresceu no mundo todo a preocupação com os problemas socioambientais decorrentes do crescente volume de resíduos produzidos pelas atividades de mineração.

A utilização de rejeitos de barragem de minério de ferro para a fabricação de bloquetes de concreto vem, assim, surgindo como solução econômica e sustentável para a pavimentação de áreas externas, como praças, parques e calçadas, bem como no setor rodoviário.

Entenda como são produzidos os pavers de rejeito de barragem de minério de ferro e quais são suas vantagens:

Utilização de rejeito de barragem de minério de ferro na construção civil

A mineração de ferro tem grande importância para a economia brasileira. Seus resíduos originam, porém, graves problemas sociais e ambientais, necessitando um gerenciamento oneroso e complexo para as empresas.

Os significativos volumes de resíduos gerados pelos processos de beneficiamento são comumente dispostos de forma direta sobre a superfície do terreno, dando origem às barragens de rejeitos que, além de impactar diretamente o ecossistema da área, causam insegurança às suas populações.

O Núcleo de Geotecnia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) vêm desenvolvendo pesquisas com o objetivo de avaliar a viabilidade da utilização dos rejeitos de barragens de minério de ferro para a produção de materiais para a indústria da construção civil.

Por que utilizar pavers de rejeito de barragem de minério de ferro?

Sustentabilidade

A utilização do rejeito de minério de ferro em conjunto com a escória de aciaria, resultante também das atividades siderúrgicas, contribui para reduzir o consumo da matéria prima convencional utilizada para a fabricação do concreto, além de promover um destino para o rejeito do minério de ferro.

Os pavers de rejeito de barragem contribuem, assim, para mitigar os riscos e impactos socioambientais não somente da indústria da construção civil, como também da atividade mineradora.

Permeabilidade de áreas pavimentadas

O aumento da permeabilidade é uma das principais vantagens do pavimento intertravado de concreto. O paver permite a infiltração das águas da chuva em áreas pavimentadas, contribuindo para reduzir a ocorrência de enchentes e enxurradas em áreas urbanas.

Obras mais rápidas e econômicas

Além das vantagens apresentadas com relação às questões de sustentabilidade, o pavimento intertravado permite a realização de obras mais rápidas e econômicas em comparação a outros tipos de pavimentação, como o asfalto.

Os bloquetes são assentados sobre uma camada de areia em um processo simples e ágil, permitindo a liberação da área para o tráfego logo após o assentamento.

Durabilidade e manutenção

O pavimento intertravado de concreto é mais durável e exige a realização de menos procedimentos de manutenção que o asfalto, comumente utilizado para a pavimentação de vias.

Esse material pode significar, assim, uma excelente solução para os problemas do setor rodoviário brasileiro, marcado pela utilização de técnicas e materiais inadequados e pela ausência de procedimentos rotineiros de manutenção às estruturas.

Você já conhecia o paver produzido a partir de rejeitos de minério de ferro? O que achou dessa solução? Compartilhe sua opinião conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Ecotelha-827x433

Pesquisadores criam ecotelha composta por juta e malva

Já faz tempo que a sustentabilidade deixou de ser assunto para poucos e se tornou preocupação de muitos, mas ainda há um logo caminho a ser trilhado no sentido de produzir cada vez mais produtos ecológicos.

VER MAIS
cimento-e-concreto-827x433

Entenda a diferença entre concreto e cimento

O cimento e o concreto são materiais essenciais à construção civil. Apesar disso, nem todo mundo entende e é capaz de apontar as diferenças existentes entre os dois.

VER MAIS