qualidade-do-concreto-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Saiba o que considerar na compra de concreto para obras edilícias

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil brasileira e exige no momento de sua compra atenção com relação a diversos fatores, de forma a garantir o desempenho das estruturas prediais.

As variações na mistura e na qualidade dos insumos utilizados para a composição do material podem gerar problemas relacionados à sua consistência, fluidez e abatimento quando em estado fresco.

Estes problemas reduzem sua resistência à compressão no estado endurecido, comprometendo a estrutura da obra e o tempo de vida útil do empreendimento. Assim, no momento da compra, é importante estar atento a alguns fatores, principalmente às especificações e aos cálculos do projeto estrutural. Saiba como comprar concreto para obras com estruturas moldadas in loco:

A importância do projeto estrutural

Os cálculos e especificações do projeto estrutural são fatores de extrema importância no momento da compra do concreto para uma obra. É fundamental, portanto, que o construtor indique ao fornecedor o valor de resistência à compressão (fck), calculado para todas as plantas e especificações projetuais, garantindo uma resistência à compressão adequada para a estrutura. Cabe a concreteira atender às normas técnicas relacionadas ao fornecimento de concreto e cumprir com valores de resistência especificados no detalhamento recebido.

O valor de resistência à compressão (fck) é determinado pelo projetista da estrutura, com base em aspectos como as solicitações de cálculo desta, as dimensões pretendidas para os elementos estruturais e a durabilidade da obra. Para edificações com mais de 30 andares, alguns profissionais defendem o uso do concreto autoadensável, com resistência ideal entre 40 e 90 Mpa.

Além desta maior resistência, o concreto autoadensável apresenta algumas vantagens com relação ao convencional: permite obras menos ruidosas, uma vez que não precisa ser vibrado, além de ser mais leve para os operários, mais rápido em sua aplicação e possibilitar melhor acabamento e menor danificação das fôrmas.

Fator econômico

Seja para concreto autoadensável ou para o concreto convencional, o fator econômico é fundamental para as especificações de projeto. Isso porque a escolha de um concreto com maior resistência (maior fck) permite a redução expressiva das armaduras em aço, tornando a estrutura mais barata, principalmente nos pavimentos mais baixos, onde as cargas da edificação são maiores. A questão econômica exige, portanto, estudo e sensibilidade por parte do engenheiro, de forma a avaliar a resistência adequada para cada caso.

Elasticidade

A elasticidade do concreto é outro ponto primordial a ser considerado no projeto estrutural e na hora da compra deste material. O projetista calcula os valores iniciais do módulo de elasticidade e estes são avaliados em seguida, através de ensaios, de forma a se chegar aos valores reais.

De acordo com a NBR6.118:2014, o cálculo do modo de elasticidade deve considerar o tipo de agregado de concreto e admite variações de 20% a mais e 30% a menos com relação aos valores nominais.

A determinação destes valores deve levar em consideração informações como os agregados existentes na região, evitando o transporte deles a longas distâncias para se atingir os valores determinados em projeto.

Escolha da concreteira

Alguns aspectos relacionados à escolha da concreteira também são fundamentais no sentido de garantir à obra o desempenho esperado. Além da análise do preço, que pode variar de acordo com o custo dos insumos, o volume de concreto a ser fornecido, o prazo de duração da obra e a distância entre a usina e o canteiro devem ser levados em conta.

É importante, também, estar atento à qualidade dos serviços oferecidos. A concreteira deve apresentar, não somente uma equipe treinada para a realização da obra, mas também equipamentos calibrados para a execução das dosagens, conforme as orientações da norma e o projeto estrutural.

É interessante, assim, visitar a empresa escolhida, analisando os materiais utilizados por esta no preparo do concreto e as bases para atendimento às exigências explicitadas em norma.

Opte, assim, por concreteiras que realizam ensaios de materiais e do concreto em seus próprios laboratórios e com localização próxima ao local da obra.

Quais outros aspectos você considera importante para a compra do concreto? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Concreto-Permeável-Tetracon-1-1-827x433

Saiba mais sobre como surgiu o concreto permeável (e suas principais vantagens para a humanidade)

O concreto permeável vem sendo cada vez mais adotado em projetos de engenharia, arquitetura e paisagismo como alternativa para aumentar a permeabilidade de pavimentos submetidos a cargas reduzidas.

VER MAIS
bloco-sextavado-827x433 (1)

Como instalar o bloquete sextavado

O bloquete sextavado, em formato hexagonal, é muito utilizado como material para pavimentação de áreas de tráfego pesado, como pátios de transportadoras, vias internas de instalações industriais e estacionamentos.

VER MAIS
Como-Assentar-o-Piso-Intertravado-827x433 (1)

Veja nosso passo a passo da execução do pavimento intertravado

Na construção civil, opções práticas são muito valorizadas, pois permitem que o trabalho seja bem realizado sem atrasar os prazos de entrega da obra. Um exemplo destas opções práticas é o piso intertravado.

VER MAIS
blocos-de-concreto-827x433

Qual a diferença entre alvenaria estrutural e convencional?

A escolha do método construtivo depende de diversos fatores relacionados ao projeto técnico da edificação: topografia do terreno, projeto de arquitetura, tipo de solo, etc.

VER MAIS