ladrilhos-hidraulicos-827x433
16 • JANEIRO • 2017 | POR: ADMINISTRADOR

Você conhece o método de produção dos ladrilhos hidráulicos?

O ladrilho hidráulico, cujas primeiras referências de uso remontam ao ano de 1857, vem ganhando cada vez mais espaço como material de acabamento em projetos de decoração, conferindo charme e um ar cool aos ambientes onde é utilizado.

A versatilidade de cores e modelos permite a criação de diversos tipos de ambientes, desde aqueles com decoração mais rústica e aconchegante até ambientes de estilo mediterrâneo, inglês ou contemporâneo.

Produzido artesanalmente até os dias de hoje, é uma ótima opção para aqueles que não têm medo de ousar na decoração, podendo ser utilizado em salas, cozinhas, varandas, halls, etc. Conheça mais sobre a história do ladrilho hidráulico e entenda como ele é produzido:

História do ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico foi apresentado pela primeira vez na Exposição Universal de 1867, em Paris, pela empresa Garret, Rivet i Cia, como material de revestimento, substituindo a cerâmica com um processo de produção que não precisava de cozimento.

As peças, solidificadas através de prensas, popularizaram-se nos países mediterrâneos e nos mercados da Inglaterra e da Rússia.

Com a criação do azulejo, cuja produção é mais rápida e, portanto, mais interessante comercialmente, o ladrilho hidráulico perdeu força a partir da década de 60.

Com o passar do tempo, passou a ser utilizado mais como material decorativo, do que de revestimento propriamente dito e vem se destacando novamente nos projetos de decoração contemporâneos.

Método de produção do ladrilho hidráulico

O processo de produção do ladrilho hidráulico é 100% artesanal: em média uma pessoa consegue produzir 120 peças por dia, caso não apresentem muitos detalhes.

Sua base é feita a partir de cimento e pó de pedra e a parte superior, decorada, recebe cimento branco, pó de mármore e pigmento de diferentes cores. Entenda o processo de produção:

  1. O primeiro passo é a limpeza e lubrificação das fôrmas com um produto desmoldante. Em seguida, é colocado um quadro para fechar a morda e o molde com o desenho.
  2. Nos espaços do molde, é colocado cimento branco, pó de mármore e pigmento, de acordo com o modelo padrão de desenho.
  3. Sobre a mistura colorida é colocado pó de pedra e cimento, responsáveis por sugar a umidade.
  4. Passa-se, então, uma régua para regularizar a altura e ai a fôrma é tampada e prensada.
  5. Após a prensa, é realizada a desforma do ladrilho, utilizando um ladrilho antigo como apoio.
  6. Os ladrilhos desenformados são armazenados em prateleiras e descansam de um dia para o outro.
  7. Em seguida, a peça é levada a um tanque de água para a cura do cimento, o que leva em média 12 horas.
  8. O período de secagem após o tanque pode variar de 7 a 15 dias.

Ladrilho hidráulico na decoração

Para garantir um bom resultado na aplicação de ladrilhos hidráulicos em projetos de decoração é importante considerar um espaçamento de 1 a 1,5mm entre as peças e nivelar a altura destas na instalação, já que podem apresentar variações de tamanho.

A instalação é feita sobre argamassa, utilizando-se um pano para a aplicação, de forma a proteger a peça. Após a aplicação, o ladrilho hidráulico recebe ainda resina sobre sua superfície e é calafetado com pó de rejunte.

Uma das vantagens deste material para a decoração, além da versatilidade e da criatividade, é a facilidade de manutenção: a limpeza deve utilizar apenas água e sabão.

Além disso, é interessante aplicar cera líquida incolor dissolvida em água a cada 15 dias, de forma a conservar e dar brilho à peça.

Você já conhecia o método de produção artesanal do ladrilho hidráulico? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

COMPARTILHE


Artigos Relacionados

Bloco-de-Concreto-Tetracon-827x433

As vantagens da utilização do bloco de concreto

Os blocos de concreto possuem características e benefícios evidentes dentro do ramo da construção civil. Por causa disso, estão se sobressaindo no setor e, cada dia mais, abocanhando uma parte da fatia de mercado representada pelo bloco cerâmico.

VER MAIS
porcelanato-ladrilho-hidraulico-827x433

Ladrilhos hidráulicos: da origem aos dias de hoje

Ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal…

VER MAIS
Tetracon-Coleta-a-Vacuo-827x433

Conheça os detalhes do sistema de coleta de resíduos por sucção

Há décadas, a necessidade de se encontrar formas alternativas para a coleta de lixo convencional e minimizar os custos e os impactos ambientais dessa operação têm levado os pesquisadores a desenvolverem inúmeras tecnologias.

VER MAIS
paver-qualidade-827x433

Reconheça um bom paver

No momento da escolha dos blocos a serem utilizados em pavimentos intertravados são comuns entre consumidores e projetistas dúvidas com relação aos produtos oferecidos no mercado.

VER MAIS